Todo negócio ou atividade profissional tem um início, portanto quero compartilhar minhas motivações para que futuros parceiros ou clientes possam sentir-se confiantes em desenvolver uma relação de confiança e um trabalho ganha ganha.
Estou no mercado desde 1992 e decidi em 2023 flexibilizar minha forma de trabalho. Dei início a Brandesoft como uma agência de marketing digital, nela faço um pouco de tudo, desde serviços de design gráfico, de design de produtos digitais, desenvolvedor full stack, analista de marketing digital, ilustrador ou analista de tecnologias.
Iniciei em minha profissão aos 15 anos de idade, como desenhista e letrista de uma empresa de comunicação e sinalização visual aqui em Jacareí (no Studio Nilton Vieira). Não sou da geração que reclama, tampouco faço parte do grupo que podia escolher com que trabalhar e onde trabalhar. Pintei muitas fachadas de lojas aqui em Jacareí e São José dos Campos sobre uma escada de 14 degraus ou em cima de um andaime com dez ou mais metros de altura, mesmo nessa pouca idade.
Depois tive a sorte de trabalhar em uma fábrica (Durga Estamparia têxtil no Arujá, São Paulo) em uma equipe de 14 desenhistas e aprendi na prática mais do que consegui aprender na formação técnica que fiz na época. Trabalhei para mais de 80 marcas do Brás e Bom Retiro, como designer e arte finalista, (havia muita pressão sobre os designers, pois tínhamos que manter uma linha de produção de 700 mil peças/mês daquela que foi a maior estamparia da améria latina) e nesse trabalho atendemos um cliente especial, a Side Play Brasil, que detinha na época os direitos da franquia Looney Tunes e uma rede de 29 lojas espalhadas em shopping centers de São Paulo, o que fez nosso trabalho com as camisetas da turma do Pernalonga ficarem tanto em evidência que, de moda virou febre na época. Fosse hoje em dia teria viralizado!
Eu tinha dezessete anos, e trabalhei com uma turma sem ego, sem estrelismo, que apesar de saber muito sobre o trabalho era humilde no melhor sentido da palavra, pois o sucesso era para todos.
Passei por várias experiências depois desta, e nunca escolhi trabalho. Nem sempre um profissional vai ganhar a vida fazendo o que ama, se puder ganhar a vida com dignidade e honestidade já estará sendo bem sucedido. Sou grato que sempre consegui orbitar minhas experiências próximo daquilo que gosto de fazer, fui de desenhista publicitário a designer, de designer a professor de design em cursos técnicos e universitários de empresas de educação aqui do Vale do Paraíba; o gosto pela educação me levou a graduar-me tanto em Pedagogia como em Tecnologia para conseguir seguir os movimentos constantes no mercado.
Trabalhei 16 anos com educação, lecionei por 10 anos no CDT (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia) do Colégio ETEP durante os anos que essa instituição foi um dos mais credenciados polos de tecnologia de São José dos Campos. Também fui docente na Etep Faculdades por quase 5 anos e ministrei cursos profissionalizantes em escolas como Senac, Centro Paulista de Informática, People Computação, Colégio Educàre, para citar alguns.
Procurei migrar para atividades profissionais que envolvessem a tecnologia, como web design, desenvolvimento full stack de sites/sistemas para web, e design de experiência do usuário e interfaces para produtos digitais, ou seja, de certa forma tudo continuou girando em torno do design.
Hoje aos 48 anos de idade vejo ser importante flexibilizar a minha forma de trabalhar. Iniciei a Brandesoft para ter essa flexibilidade, para poder continuar dizendo ao mercado que ainda sou produtivo, criativo e muito empenhado. Agora, seja Pessoa Jurídica, Freelance ou mesmo o Contrato, continuo pronto para novos projetos e desafios!
Fique a vontade para ver minhas outras experiências pelo meu linkedin ou conheça meus cases de trabalho aqui neste site. Tenho formação técnica em Design e Computação Gráfica, graduação em Tecnologia e Pedagogia e especialização em engenharia de sistemas
A você que leu a minha história (a história do início da Brandesoft), quero que saiba da forte convicção que tenho a respeito que desafios existem para ser superados e são os outros que tentam impor limites devido a ignorância e falta de informação deles (sou PCD auditivo e tenho que lidar cada vez mais com desrespeito e também com o etarismo), mas tenho a certeza do meu desejo para o sucesso, para produzir e entregar valor para novos parceiros, clientes ou qualquer outra forma de associação ganha ganha, que esse desejo continua o mesmo de quando iniciei há 31 anos atrás.
Para iniciarmos algum projeto juntos, faça contato.